Dicas para dentes saudáveis na Páscoa

Dicas para dentes saudáveis na Páscoa

Minimize os riscos à cárie dentária limitando a exposição dos seus dentes às guloseimas açucaradas da Páscoa.

A quantidade de açúcar que você ingere, pode danificar seus dentes pois, os resíduos desse tipo de alimento são substrato ideal para o metabolismo dos microorganismos responsáveis pelo desenvolvimento da cárie.
Essas bactérias produzem ácidos, que reduzem o pH da boca, dando início à desmineralização do tecido dentário orgânico e inorgânico e, eventualmente, levando à destruição total ou parcial do dente.

Então devo evitar comer chocolates?

De maneira alguma!
Apenas procure consumí-los com moderação e siga as dicas abaixo para se manter livre das cáries.

  • Dê preferência às opções mais saudáveis de chocolate, como os amargos e meio-amargos.
    Há, ainda, opções artesanais saudáveis, e deliciosas, fora das prateleiras dos grandes mercados, como os chocolates sem ingredientes de origem animal; que contam com opções orgânicas, ao leite vegetal, com menor teor de açúcar, diet e sem glúten.
    Conheça alguns produtores dessas delícias clicando no link para a matéria do site RotaVeg.
  • Não escove os dentes imediatamente após se alimentar.
    Sempre que você se alimenta ou ingere líquidos ácidos, os microorganismos repetem o processo de redução do pH de sua boca deixando seus dentes expostos a danos, inclusive, durante a escovação.
    Aguarde cerca de 30 minutos para que essa acidez seja neutralizada e proceda com a higienização.
  • Consuma os doces apenas nos horários das refeições.
    Se você estiver ingerindo doces com freqüência os microorganismos estarão repetindo esse processo de redução do pH de sua boca deixando seus dentes sob ataque constante da acidez. É, portanto, mais indicado comer seus ovos de páscoa como sobremesa, no horário das refeições.
  • Beba água.
    A água estimulará a salivação que auxiliará na remoção das partículas do alimento na boca, evitando que a microflora causadora da cárie se multiplique.
  • Não se esqueça da higiene oral.
    Utilize o fio ou fita dental, colutório, escove os dentes optando sempre pela escova de cerdas macias e sem utilizar força durante a escovação.

 

 

Compartilhe: